Para fazer a gestão adequada de uma empresa, é necessário muito mais do que um bom produto ou serviço. Você precisa lidar com uma série de outras responsabilidades, que requerem um conjunto completamente diferentes de habilidades. E uma das principais delas é o planejamento tributário.
Apesar disso, vários empreendedores acabam por deixar essa tarefa de lado, seja por falta de informação, seja por falta de tempo. Em ambos os casos, isso pode levar a um grande prejuízo para o negócio. Vale mais a pena investir agora e evitar essas perdas.
Acompanhe e entenda melhor como o planejamento tributário contribui para o desempenho e crescimento da sua empresa.
O que é planejamento tributário?
O pagamento de tributos é uma obrigação de toda empresa. Dependendo do seu faturamento e da sua área de atuação. Elas podem vir separadas ou ser feitas por meio de uma guia, no caso de quem faz parte do Simples Nacional.
Devido à sua complexidade, é importante planejar o seu pagamento, evitando perder os prazos das cobranças ou evitar o valor incorreto. Além disso, como isso também impacta suas finanças, esses valores precisam ser considerados no planejamento orçamentário anual.
Qual é a importância do planejamento tributário?
Todo negócio precisa fazer o pagamento adequado de tributos. Deixar essa tarefa de lado pode trazer vários prejuízos para seu negócio a longo prazo. Veja, a seguir, alguns dos principais exemplos.
Redução de tributos
Parte do planejamento tributário inclui também saber quais ações geram cobrança de tributos e como elas podem ser evitadas. Dessa forma, você consegue reduzir esses custos ao longo do ano e manter suas finanças sob controle mais facilmente.
Evitar multas e penalizações
Quando a empresa atrasa o pagamento de tributos ou envia um valor insuficiente, ela pode receber multas. Algumas delas têm juros altos e prejudicam bastante seu orçamento. Um planejamento adequado também ajuda a evitar essas cobranças inesperadas.
Identificar oportunidade de crescimento
Para que um negócio se expanda, é necessário levar em conta todos os custos de curto e longo prazo, o que inclui os tributos cobrados. Durante sua análise, você também deve estabelecer se o seu negócio pode suportar as despesas e o pagamento de tributos consistentemente.
Como fazer o planejamento tributário do seu negócio?
Um dos principais desafios na gestão de qualquer instituição é lidar com todas as suas tarefas. Quanto mais uma empresa cresce, mais complexas suas obrigações fiscais e tributárias ficam. Porém, há algumas formas de minimizar esse trabalho.
Primeiro, é importante manter a organização. Sempre ter suas cobranças na ponta do lápis e estar preparado para cumpri-las toda vez que necessário. Porém, não é incomum que falte tempo para aprender todos os detalhes sobre o sistema tributário e suas exigências enquanto ainda entrega um bom serviço aos seus clientes.
Para lidar com isso, a melhor recomendação é terceirizar o serviço. Contar com um escritório de contabilidade especializado garante o melhor planejamento tributário e permite dedicar energia ao seu produto.
Entre em contato com a Economy e encontre toda a assistência que você precisa para o seu planejamento tributário.
📍 Av. Antônio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938
WhatsApp: http://bit.ly/contabilidade-economy
Quer saber mais em como a Contabilidade Economy pode te ajudar? Veja outras informações em nosso blog:
Quer continuar acompanhando mais das nossas dicas? Então assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.
Commentaires