O planejamento tributário e contábil deve ser uma das prioridades em qualquer negócio, independentemente de seu nicho. No caso de empresas que atuam no setor industrial, um ponto a ser levado em conta é o pagamento do ICMS, que incide sobre praticamente tudo, incluindo a conta de energia elétrica da empresa. E, como você deve imaginar, a indústria é um setor que consome bastante energia.
Diante disso, muitas empresas buscam o Laudo Técnico e Créditos de ICMS Advindos da Energia Elétrica, com o intuito de conseguir recuperar parte desse valor no resto do seu planejamento contábil. É uma ótima alternativa para minimizar o impacto negativo que essa despesa pode ter em seu negócio.
Veja aqui um pouco mais sobre o assunto e como você pode usar essa informação para minimizar seus custos com energia elétrica.
O que é o ICMS?
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ou ICMS, é uma das principais fontes de arrecadação dos estados em todo o país. Como o nome diz, ele incide sobre qualquer bem comum que transita de um proprietário para outro, além de serviço prestado por indivíduo ou empresa. Ou seja, é um dos tributos mais recorrentes e daqueles que todo negócio precisa observar de perto.
O valor e incidência do ICMS varia de acordo com cada estado, o que o torna mais difícil de controlar e planejar nos casos em que um produto circula por múltiplos estados. No caso da energia elétrica, ela também é considerada um bem comum, também incluindo a incidência do ICMS em cada conta.
Como obter o Laudo Técnico e Créditos de ICMS Advindos da Energia Elétrica?
Dentro da indústria, é possível obter créditos de ICMS relativos à conta de energia elétrica. Qualquer negócio de médio porte ou maior que realize atividade industrial, excluindo negócios do Simples Nacional, e utilize eletricidade em sua produção, pode buscar esses créditos.
Através do Lauto Técnico, é apontado qual o percentual da energia elétrica é usado para fins industriais e quanto é destinado a atividades administrativas. Com base nisso, a empresa pode se creditar em um valor com ICMS equivalente ao percentual de energia destinado à produção industrial. Para poder emitir esse laudo, você precisa tanto da ajuda de um engenheiro elétrico especializado quanto de um contador especializado.
Como recuperar o valor desse tributo?
Uma vez que o laudo revela essa diferença no consumo de energia, você pode dar entrada no pedido para receber os créditos de ICMS advindos da energia elétrica. Por exemplo, se 90% da energia elétrica consumida em seu negócio for destinada exclusivamente às suas atividades industriais, então 10% da fatura de luz será paga em cheio, enquanto o resto terá um valor creditável parcial.
Lembrando que, como se trata de um imposto estadual, há muitas normas locais que podem afetar o seu cálculo e planejamento.
Se você quer mais ajuda para entender como funciona o Laudo Técnico e Créditos de ICMS Advindos da Energia Elétrica e emitir o seu, entre em contato com a Economy e conheça nossos serviços na área.
🌐 https://www.contabilidadeeconomy.com.br/laudos
📍 Av. Antônio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938 (Whatsapp)
Quer saber mais em como a Contabilidade Economy pode te ajudar? Veja outras informações em nosso blog:
Quer continuar acompanhando mais das nossas dicas? Então assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.
Comments