Começar o próprio negócio não é uma tarefa fácil. Mesmo que você seja um profissional competente e esteja começando um pequeno empreendimento, ainda há uma série de tarefas necessárias para abrir sua empresa e melhorar suas chances de sucesso.
Se você se organizar de forma adequada, não deve ter problemas para começar a empreender. Basta ter um bom direcionamento e manter alguns pontos importantes em mente.
Acompanhe e veja os principais elementos que você deve levar em consideração ao abrir sua empresa.
Conheça a área onde pretende atuar
Para ser um bom profissional, é muito importante estar familiarizado com a sua área de atuação. Porém, para começar um negócio, você deve ir além, aprendendo mais sobre esse mercado como um todo. Isso inclui não só os produtos e serviços envolvidos e métodos de gestão, mas também as principais dificuldades com as quais você vai se deparar e como terá que lidar com elas para manter seu desempenho.
Faça um estudo de mercado
Outro ponto importante é conhecer o estado atual do seu mercado. Quais são os principais agentes envolvidos nele, seus concorrentes, como eles atuam, as expectativas do público, etc. Levantar essas informações com antecedência te ajuda a entender quais são as melhores oportunidades de negócio no momento e o que você precisa fazer para aproveitá-las.
Pense nos custos iniciais
Para abrir sua empresa, você precisa de capital. Sem esse investimento inicial, não há como divulgar seu trabalho, comprar material nem mesmo formalizar seu negócio. Seus custos iniciais precisam levar em conta todas essas primeiras despesas, por menores que sejam. Depois de fazer as contas, adicione uma margem de erro para lidar com os imprevistos.
Calcule o capital de giro
Você precisa ter sempre algum dinheiro em caixa para cobrir suas despesas e manter seu negócio funcionando. Esse é o capital de giro da sua empresa. Ou seja, ao planejar suas atividades, esse é o valor mínimo que você precisa faturar a cada mês para cobrir suas despesas e manter as portas abertas. Quanto maior for o seu capital de giro, maior deve ser a rentabilidade do seu negócio.
Escolha os fornecedores e parceiros de negócio com cuidado
A escolha de fornecedores através de critérios claros ajudará a sua empresa a cumprir prazos e manter a qualidade com o melhor custo x benefício. Os parceiros de negócios devem ter condições de agregar benefícios ao seu produto ou serviço e que sejam reconhecidos pelos seus clientes.
Padronize seus processos e defina metas de crescimento
Gerir seus processos de forma padronizada ajudará a manter a qualidade, economizar tempo e facilitará a definição e controle de indicadores e objetivos. É um erro comum para muitos empreendedores é não definir objetivos claros para seu negócio. Algo vago como “aumentar vendas” não funciona como uma meta. Você precisa de algo que possa ser observado e mensurado, como “aumentar as vendas em 10% até o final do ano”. Quanto mais claro for o seu objetivo, mais controle você tem sobre as suas decisões para alcançá-lo.
Leve em conta suas obrigações tributárias
Outro ponto que você nunca deve esquecer ao abrir sua empresa é o cumprimento das suas obrigações fiscais e tributárias, que vão desde a obrigatoriedade de emissão de nota fiscal, controles e documentos contábeis, licenças e o valor dos tributos na sua receita. Se você trabalha dentro do Simples Nacional, essa parte pode ser um pouco menos complicada. Porém, à medida que seu empreendimento cresce, você terá que lidar com mais tributos e mais responsabilidades. Vale a pena contratar ajuda profissional para manter essa parte do seu negócio sempre sob controle e evitar multas.
Quer a assistência que precisa para manter as obrigações tributárias da sua empresa em dia? Então entre em contato com a Economy e conheça nossos serviços.
📍 Av. Antônio Carlos Comitre, 1350 | Sorocaba | ☎ (15) 3411-3938 (Whatsapp)
Quer saber mais em como a Contabilidade Economy pode te ajudar? Veja outras informações em nosso blog:
Quer continuar acompanhando nossas novidades? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo em primeira mão.
Kommentare